É lugar comum dizer que a área de computação está fortemente correlacionada à matemática. A própria etimologia das palavras "computador", "computação" revela esse parentesco, como podemos constatar com uma rápida pesquisa no Google:
Mas, olhando os verbetes aí em cima, será que é tão evidente assim a correlação entre cômputo, cálculo, contagem etc. e a noção de processamento de dados, que pode ir muito além dos números?
Conversamos sobre esse assunto com o Luciano Nery, que é graduado em Sistemas de Informação pela Anhembi-Morumbi e pós-graduado em engenharia de software. Ele contou que, embora já trabalhasse com computação antes mesmo da graduação, levou um bom tempo para perceber as conexões entre o que ele fazia no dia a dia e a matemática. Confira a entrevista completa!
Quero encerrar esse post chamando atenção para uma questão importante. Eu chamei o Luciano para essa entrevista porque ele é um colega querido, com quem trabalhei por muitos anos na Primeira Escolha, onde o Luciano ainda aplica seu conhecimento profissional no desenvolvimento de soluções tecnológicas relacionadas à avaliação. Ele é uma das pessoas com quem mais troquei ideias sobre esse tema; então, era minha escolha mais natural. Mas... o Luciano é homem. E o problema é que isso não é mero acaso.
A computação ainda é um campo profissional com pouca representação feminina, assim como a própria matemática. Quando se fala em mulheres negras, então, a representação é ainda mais desproporcional com relação à composição populacional, como se vê no relatório do projeto pretalab. E isso é um problema não apenas para as mulheres e, em especial, para as mulheres negras, mas para a própria área, porque a tecnologia não é neutra e a diversidade de valores e visões de mundo contribui para a criação de soluções mais plurais, éticas e completas.
Como um possível ponto de partida para essa reflexão, deixo aqui como indicação a excelente entrevista feita em 2020 pela Branca Vianna com Silvana Bahia e com Marcia Asano, para o podcast Maria vai com as outras, da revista piauí.
Bom proveito! :)
Comments