Conheça um pouco sobre o livro "Estudar matemáticas: o elo perdido entre o ensino e a aprendizagem", escrito por Yves Chevallard, Marianna Bosch e Josep Gascon, que aborda a Didática da Matemática como ajuda para o estudo das matemáticas, sendo o estudo visto como o cerne do projeto educativo de introduzir as novas gerações nas grandes obras da humanidade. Uma das muitas ideias interessantes que traz é a “didatite”: fenômeno de redução do valor social da matemática a um valor escolar. Aqueles que sofrem de didatite não enxergam a matemática para além da escola e veem o ensino e a aprendizagem da matemática como um fim em si mesmo. Superar a didatite envolve buscar o sentido de fazer matemática, não só de ensiná-la e aprendê-la, enxergando os conteúdos escolares como respostas a problemas e perguntas da vida em sociedade.
Referência:
· CHEVALLARD, Yves; BOSCH, Marianna; GASCON, Josep. Estudar matemáticas: o elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Trad.: Daisy Vaz de Morais. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
Links de aprofundamento:
· Sobre a Didática da Matemática Francesa: http://mat.ufrgs.br/~vclotilde/disciplinas/pesquisa/CLAUDIA_FRANCESES.DOC.pdf
· Sobre a Teoria da Transposição Didática, de Chevallard:
· Sobre a Teoria Antropológica do Didático, de Chevallard: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/1456#:~:text=Trata%2Dse%20de%20uma%20teoria,e%20aprendizagem%20da%20matem%C3%A1tica%20escolar.
Comments